Páginas

domingo, 25 de agosto de 2013

Muita lama na Av. Padre Anchieta...

Galera hoje pela manhã estava passando de moto pela Av. Padre Anchieta a me deparei com uma buraqueira e umas poças de lama enorme causadas pela chuva, como muitos sabem a Av. Padre Anchieta é muito grande, ela começa próximo ao centro da cidade e termina no bairro Liberdade II onde eu estava passando.

Uma coisa que é tão difícil de entender, porque todos os políticos que entram como prefeito na nossa cidade faz as coisas pela metade, é o caso desta avenida ela se inicia em uma rotatória com a Av. São Paulo e até o cruzamento com a rua Sargento Pedro ela é asfaltada, a partir dai é somente buraco, lama e muito mais que só pode ser visto transitando por lá. Porem o que nós queremos saber é porque não asfaltaram ela toda? Porque os prefeitos que passam por Teixeira de Freitas começam fazer as coisas e param?



Enquanto eu transitava entre o bairro Liberdade II e São Lourenço tirei umas fotos da situação que eu passei enfrentando muita lama só para chegar na parte asfaltada da avenida, para se ter uma ideia um trajeto que eu fiz hoje se fosse no asfalto teria gasto no máximo de 2 a 3 minutos porem como infelizmente não existe o tal asfalto eu acabei gastando mais de 9 minutos para chegar onde eu queria.
Está cada dia mais difícil de transitar em Teixeira, seja de carro, moto ou até mesmo a pé, estamos ficando sem ter onde pisar, nossas ruas estão acabando muito rápido e nosso prefeito não vê isso, ou vê e não quer saber de nada.


Bom galera por enquanto é isso que eu tenho para falar, fiz esse blog só para isso, dizer o que eu penso e o que é certo.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Buraqueira no Bairro Monte Castelo

Galera hoje vou falar um pouco sobre como a cidade está abandonada, irei focar hoje no bairro Monte Castelo onde eu trabalho. Vamos lá, que Teixeira de Freitas está abandonada pelos políticos que não querem saber de nada a não ser gastar o dinheiro do povo todo mundo já sabe.

Eu trabalho na Garagem da Viação Águia Branca que é uma grande empresa de ônibus, fica localizada na Av. Santa Izabel em frente ao Centro Automotivo Pirâmide, está dita avenida quando chove fica completamente impossível de se transitar pois além de ficar alagada nos dois sentidos aparecem uns buracos que mais parecem crateras, hoje mesmo choveu tento em Teixeira que eu já estava pensando que o Rio Itanhém estava desaguando ali na avenida, foi uma coisa inacreditável a agua vinha da Rua Aguas Claras e cobriu a Avenida toda deixando ela intransitável tanto para pedestre quanto para os carros.


Eu fico pensando o seguinte uma Avenida onde estão localizado um colégio (CEPROG) e duas empresas de ônibus (Viação Águia Branca e Viação Brasileiro), não tem estrutura nenhuma, não tem asfalto nem uma rede de escoamento da agua da chuva, não tem nada além de buracos e muita terra. Porque ao in vens de ter gasto dinheiro asfaltando a Av. Marechal Castelo Branco que já tinha asfalto não fez as obras na Av. Santa Izabel, fica difícil pois eu saio do trabalho as 11:30 para almoçar eu gasto mais ou menos 4 minutos para sair da Águia Branca e chegar na Av. Presidente Getúlio Vargas que em questão de distancia da exatamente 304 metros o que seria gasto em tempo se fosse asfaltada nada mais do que 1 minuto de moto ou carro, mais se você for correr numa buraqueira dessa vai acabar igual eu gastando muito dinheiro para arrumar a moto trocando os amortecedores e muitas outras coisas.



Agora a pergunta que não quer calar: Onde está o prefeito da cidade?

Senhor João Bosco eu votei no senhor assim como muitos outros teixeirenses porem nós estamos querendo o retorno destes votos já se passaram oito meses desde que o senhor foi eleito e até agora não estamos vendo resultados, a nossa cidade está uma bagunça em relação a tudo, porem o que mais me preocupa e o transito e onde transitar pois o senhor deveria andar pelo menos algumas horas pela nossa cidade e ver como está difícil transitar nas ruas e avenidas de Teixeira.


Estou falando o que eu penso em nome de todas as pessoas que moram nessa cidade e que querem ver ela melhorar porque do jeito que está ficando vai chegar um ponto que vai dar vergonha de falar onde moramos.

Eu só peço que todos aqueles que leram e concordem comigo que com partilhem e divulguem nosso site em suas redes sociais e deixem comentários, sugestões e falem também tudo o que vocês quiserem.

Até a próxima...

domingo, 4 de agosto de 2013

Finalidade do Blog - Vamos lutar pela melhora da nossa cidade

Galera em nome do povo de Teixeira de Freitas criei este blog para mostrar como a nossa cidade esta atualmente, mostra como ela esta abandonada, vivemos hoje em uma cidade completamente sem estrutura, onde só vemos ruas esburacadas, saúde precária, muita violência, assaltos e muito mais e o pior de tudo isso é que ninguém toma atitude em relação a nada disso. 

O povo tem que acordar e correr atrás do melhor para nossa cidade pois se formos deixar por conta dos políticos decidirem a hora de fazer algo nossa cidade nunca vai mudar.

Esta uma vergonha andar em Teixeira de Freitas, pois as ruas estão quase que intransitáveis, o transito na cidade está uma desordem, alguns motoristas não respeitam nada nem ninguém. É a coisa mais comum você esta transitando pela Av. Getúlio Vargas, principalmente na parte central da cidade e ver alguns motoristas furando sinal vermelho, parado no meio da pista, estacionando em lugar onde atrapalha o trânsito, sem contar em acidentes, batidas, atropelamentos e muito mais você pode ver só de estar andando por Teixeira.

Durante todo o tempo estarei postando fotos e vídeos, contando algumas historias de desrespeito ao transito que eu mesmo presencio, mostrando os pontos críticos da nossa cidade como: ruas acabadas, locais que eram pra ser transitáveis por veículos ou seja o objetivo do blog é reunir as pessoas para que juntos possamos chamar a atenção dos políticos para assim tentarmos melhorar nossa cidade que tanto amamos.

Por isso eu peço a você leitor que compartilhem as postagens que você verá neste blog em suas redes sociais como: Facebook, Twitter, Orkut onde vocês quiserem mais compartilhem mesmo, curta nossa pagina no Facebook e divulguem até chamar a atenção da pessoa que nos colocamos na Prefeitura para melhorar nossa cidade. Só assim as coisas podem melhorar.

Muito obrigado a todos os que leram este tópico e os que vão ler, juntos somos a força e poder dessa cidade que tem de tudo para se tornar grande e bela.


Historia de Teixeira de Freitas - Bahia

A cidade de Teixeira de Freitas não surgiu por acaso, mais sim por uma série de transformações na política do estado, do pais e das rotas de comerciantes que tanto favoreceram na posição central da cidade.

Este local onde se localiza a área urbana da cidade hoje antigamente não passava de floresta, mata e brejo, só possível de alcançar através de trilhas por dentre as matas ou pelos trechos navegáveis do rio Itanhém, também conhecido por alcunha Alcobaça.

Navegar era a primeira opção dos moradores das pequenas comunidades rurais, em sua maioria negra, que habitavam a região. Na década de 1940 a fazenda cascata ocupava uma posição central, porque ofertava meios para abastecimento e escoamento das fazendas vizinhas com a Nova América, Água lima, Conceição, Cascata e Japira.

Na cascata havia além da farinheira, a casa do proprietário Joaquim Muniz e outra mais distante próxima ao Rio Itanhém. Também havia uma venda onde era possível adquirir produtos industrializados, uma espécie de mercearia que vendia de tudo.

Mesmo tendo a população rural se fixada próxima ao rio Itanhém, foi ao redor da Praça dos Leões que a cidade desabrochou. Sabemos pelos antigos moradores que anterior à década da urbanização do espaço, 1950, já existia movimento de moradores pela região, como por exemplo na fazenda Nova América.
A Nova Ámerica foi adquirida pelo senhor José Félix Correia no ano de 1923. Lá, em 1947, foi construida uma capela. Nesta capela, diversos padres, entre eles frei Olavo (O.F.M), realizava casamentos, missas e batizados, o que fez da fazenda um importante ponto de encontro das fazendas vizinhas.

Na década de 1950, começava a exploração de madeira pela empresa Eleuzibio Cunha, que financiou a abertura da estrada de ligação ente Barcelona, distrito que pertence ao município de Caravelas, e Santa Luzia, localidade do municipio de Nova Viçosa na Bahia.

Com o aumento do trânsito dos madeireiros, mudaram-se para um lugar, chamado na época de Mandiocal, os negros Francisco Silva e Manoel de Etelvina - este abriria um boteco, tornando -se o comerciante pioneiro. Assim, iniciava-se o "comercio", mais tarde denominado de "Comercio dos Pretos".

Em 1957, antes que o povoado que surgia no entroncamento das rodovias, recebesse um nome "ainda pior", foi batizado pelo prefeito de alcobaça, Manoel Euclides Medeiros, com o nome de Teixeira de Freitas, em homenagem ao pai da estatistica brasileira.
Teixeira de Freitas, o povoado, surgio então dividido entre dois municipios, Alcobaça ao norte e Caravelas ao Leste. Os anos 1960 trouxeram grandes transformações para o povoado.
Nesta decada as chegadas das industrias madeireiras, agropecuaria e de moradores de outros estados, fizeram a pequena comunidade formada por negros e madeireiros, explodir em um fenomenal crescimento.

Na Bahia, sob o regime militar em 1971, o povoado de Teixeira de Freitas, recebeu a visita do governador do estado, Antonio Carlos Magalhães. A visita dele fazia parte da politica de expansão de sua influência politica, e do territorio.
Antonio Carlos Magalhães
 
Em 1974 foi realizada a primeira exposição agropecuária de Teixeira de Freitas. Um grande evento montado para mostrar o potencial da futura cidade. Neste ano Teixeira contou com a visita de Alysson Paolinelli que era ministro da Agricultura do governo Geisel (1974 á 1979).

Também em 1974, o governador Antonio Carlos Magalhães volta ao povoado de Teixeira de Freitas. Foi recepcionado pelo prefeito de Alcobaça, Wilson Brito, que morava no povoado e naturalmente o favorecia. Neste dia, a cidade se tornou capital da Bahia durante dois dias.

Em 15 de novembro de 1984, foi realizado o plebiscito onde os moradores dos dois lados, Alcobaça e Caravelas, expressaram o desejo de emancipação e não depender mais das sedes.

Em 1985, a população em festa escolheu o primeiro prefeito, Temóteo Alves de Brito, em Janeiro de 1986, foi empossado prefeito na primeira seção da câmara realizado no clube Jacarandá.

Depois dele administrou a cidade; Francistônio Pinto - em memoria (1989 à 1992), novamente Temóteo Alves de Brito (1993 à 1996), Wagner Mendonça (1997 à 2000 e 2001 à 2004), Aparecido Staut (2005 à 2008 e 2009 à 2012) e agora o atual prefeito é o médico João Bosco Bittencourt.

Hoje, a cidade é uma corrente, cuja força esta na soma de todos estes elos: banco, industrial, agricultores, administradores e povo. Mais do que uma cidade, Teixeira é o lar, o lugar onde se encontra médicos, escolas, e faculdades, enfim a terra onde se plantando tudo dá.

  
Fonte: Tirabanha.blogspot.com
Nas palavras de Daniel Rocha - Historiador.